Muitas empresas estão aderindo ao Power BI Embedded e por consequência disso, sentem dificuldade em configurar o Azure e o Power BI para essa integração. Veja nesse tutorial como realizar essa configuração.
Se você não sabe o que é o Power BI Embedde leia esse artigo:
Artigo o que é Power BI Embedded
Cadastro do Aplicativo no Azure AD (Microsoft Entra ID)
- Acesse o link para configurar a aplicação app, usando um usuários Power BI:
Obs.: O usuário precisa ter permissão de Administrador de Aplicativo
Na sequencia, siga as etapas para configurar a o app:
1. Faça login;
2. Crie uma Aplicação como o Nome: APP_PBI;
3. Pular o workspace;
4. Pular o Import content;
5. Dar permissão grant aos acessos concedidos (selecione tudo);
Obs.: A etapa anterior está antecipando o cadastro para aceitar a aplicação Embedded no Portal do Azure.
Cadastro a chave secreta no APP (Microsoft Entra ID)
- Acesse o portal do Azure com o usuário do Power BI e localize o app registrado anteriormente:
Utilize o link: Acesse o APP registrado
- Colete as informações de Client ID e Tenant ID, conforme imagem a seguir:
- Por fim, é preciso gerar uma Chave Secreta, para isso, volte no Portal do Azure e acesse o menu de certificados e clique em New cliente secret, conforme imagem a seguir:
- Copie o valor da Chave (cuidado pois ela somente ficara disponível uma vez), caso não tenha copiado na hora de gerar, exclua a chave e gere uma nova, conforme imagem a seguir:
Cadastrando dos parametros na Plataforma Embedded
- Abra a aplicação que será realizado a configuração do Embedded e Adicione as seguintes informações: “Usuário”, “Senha”, “Directory Tentant ID”, “Client Aplication ID” e “Client Secret Key”.
Obs.: No caso utilizamos o portal da Power Insigh que é uma plataforma pronta para compartilhamento de relatórios do Power BI de maneira rápida e segura.
…Pronto a primeira etapa já foi feita, agora vamos configurar a integração entre o app Azure, Capacidade Embedded e o Power BI, então vamos continuar…
Criar um grupo de Segurança na Azure para APP
Agora vamos adicionar um grupo de Segurança para controlar dar permissões ao APP, Usuário Power BI e licença de Capacidade Adquirida.
- Para isso antes de mais nada será necessário criar um Grupo de segurança, portanto clique na opção “Novo Grupo”. Acesse o Grupo de Segurança da Azure pelo link: Acessar Grupo de Segurança Azure
- Selecione a opção “Security” no campo “Group type” e digite um nome à sua preferência para esse grupo que estamos criando. Clique no link “Owners” e adicione as pessoas que ficarão responsáveis GroupCriado
- Clique no link “No members selected” da categoria “Members”. Na tela que foi aberta, digite o nome do Service Principal que você criou para filtrar. Selecione o Service Principal na lista e clique no botão “Select”, no final da página.
- clique no botão “Create”, no final da página.
Como criar a capacidade do Power BI Embedded ou Fabric
A licença de capacida é uma modalidade, onde adquirimos uma servidor na Azure que irá processar os relatórios Power BI, se quiser saber mais como funciona as licenças do Power BI, acesse esse link:
Como compartilhar relatórios pelo Power BI Embedded
- Para criar a capacidade do Power BI Embedded, utilize esse link: Acesse licença de capacidade Embedded
- Para criar a capacidade do Power BI Fabric, utilize esse link: Acesse licença de capacidade Fabric
Obs.: Tanto a licença de capacidade da Embedded ou Fabric, seguem o mesmo modelo de parametrização, nesse sentido vamos adicionar as imagens para o Embedded, porém siga os mesmos passos para a Fabric.
- Vincule o Grupo de segurança a Capacidade do Embedded ou Fabric, para isso sigra os passos:
- Seleciona o item “IAM (Controle de acesso)” no menu esquerdo, depois clique no botão “Adicionar” => “Adicionar atribuição de função”.
2. Clique na aba “Funções de administrador privilegiadas”, marque a função “Contribuidor” e depois selecione a opaão Owner, clique em “Próximo”
3 . Selcione a opção “Usuário, grupo ou entidade de serviço”, clique no link “ + Selecionar”, localize e selecione o usuário ou grupo do Power BI Embedded que você criou e clique no botão “Selecionar”
4 . Por fim, clique na opção “Examinar + atribuir” e depois confirmar essa configuração.
Uffa! Agora vamos para o Power BI Service… (faça login no Power BI login)
Vincular o Workspace do Power BI a uma Capacidade
Agora que fizemos a configuração da capacidade da Azure, vamos adiciona-lá ao Workspace do Power BI, nesse sentido o Relatórios do Power BI agora será processada em um servidor para relatórios da Azure. Para isso siga os passos:
- Selecione a opção de “Configuração de Workspace”.
2 . Agora selecione a opção Inserido e abaixo a capacidade que adquirida na Azure:
- Como fica para Capacidade Embedded:
- Como fica para Capacidade Fabric:
Obs.: Para efeito de teste pode ser usada a opação “Avaliação”.
Habilitar permissões necessárias no Portal de Administração do Power BI
- Entre no Power BI service como usuário administrador para acessar as configurações do Portal de Administração e Habilitar as permissões necessárias para o APP adicionado no AD.
- Procure o item “Configuração de desenvolvedor” e “Configuração da API de Administração” e siga os passos a seguir:
- Habilite a opção “Entidade de Serviços podem usar APIs do Fabric” e adicione o Grupo de Segurança, criado anteriormente:
2. Habilite a opção “Insirir conteúdo em aplicativos” e adicione o Grupo de Segurança:
3. Habilite também a opção as “As entidades de serviço podem acessar APIs de administrador somente leitura” e adicione o Grupo de segurança.
Adicionar o usuário de serviço (App) ou Grupo de Segurança no Workspace do Power BI.
- Agora precisamos adicionar o Grupo de Segurança também para acessar o Workspace do Power BI para isso, clique em gerenciar acesso:
- Agora clique em adicionar pessoas ou grupos e selecione o usuário de serviço criado anteriormente no app do AD, também funcionará se adicionar o grupo de segurança.
Teste de importação e abertura de relatórios no Portal.
Finalmente! agora entre no portal do Embedded e teste a importação de relatórios e abertura do relatório Power BI (usamos o portal da Power Insight). Para isso siga os passos:
1 . Clique na opção Relatórios para acessar a tela que iremos importar do Power BI Service.
2 . Na tela Relatórios clique em importar ou em novo e adicione os parametros do Workpace ID e Relatório ID, e tambem o usuário Power BI.
3. Agora após salvar acesse o relatório clicando na icone do gráfico.
4 . Seu relatório Power BI irá aparecer dentro do sistema.
Para saber mais sobre o portal da Power Insight Embedded acesse:
Sobre o Autor:
Peres Jean Coturi
Fundador da Custec – Tecnologia e Consultoria, EsayAPI – Tecnologia para Integração e Extração de dados e Power Insight – Portal Embedded Power BI. Professor Acadêmico e Especialista em Implantação de Controladorias e tecnologias de Business Intelligence e Analytics. Graduado em Administração de Empresa e MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Finanças pelo Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina (IESNA), MBA em Agroenergia pela Esalq-USP e MBA em Data Science e Analytics pela Esalq-USP.